A página Minha Vida do Yahoo! sempre traz dicas legais, e dessa vez ela vem mostrando 13 erros comuns de quem encara a academia.
Seu prédio tem academia interna? Ou você tem a disciplina necessária para se exercitar sozinha em casa? Mesmo quem treina em academia, especialmente sem supervisão, está sujeito a cometer uma série de erros que podem comprometer os resultados e ainda acarretar diversas lesões.
- Não variar os treinos
Ao realizar sempre os mesmos exercícios, seu corpo não se sente mais desafiado. Assim, o nível de condicionamento mantém-se fixo e você fica sujeito a lesões por esforço repetitivo. Varie seus treinos e acrescente caminhadas na rua ou no parque, uma pedalada de vez em quando ou um jogo de vôlei no sítio. Assim, o nível de esforço varia e seu corpo precisa mostrar resultados.
- Pular o alongamento
As pessoas praticam seus exercícios cardiovasculares e atividades de força diariamente, mas esquecem o alongamento muscular. Exercícios de alongamento são importantes para o relaxamento, previnem lesões e mantêm a postura adequada. Alongue-se sempre antes e depois do treino.
- Usar as roupas erradas
Primeiro, esqueça aquele mito de que é preciso se encher de blusas e calças plásticas para suar e perder peso. Desse jeito você só perde água, e não gordura. Use roupas adequadas para a prática de exercícios físicos, com tecidos que respiram, sejam leves e adaptem-se ao seu corpo.
- Utilizar os pesos de maneira inadequada
Não importa quanto peso você consegue levantar, e sim como você o faz. O maior erro cometido pelas pessoas nos exercícios musculares de repetição é fazer as séries rápido demais, sem controlar o movimento nem a respiração, normalmente indo mais rápido na hora de abaixar o peso. O certo é fazer as repetições de forma lenta e usar a seguinte proporção: um segundo para levantar e três segundos para abaixar o peso.
- Overtraining
Se você acha que, em termos de exercícios quanto mais melhor, pense duas vezes. Treinar em ritmo intenso demais pode levar a distensões, lesões de esforço como fraturas por estresse e até à perda de tecido magro, ou seja, os músculos.
- Treinar de forma inconstante
Você treina forte por uma semana e depois fica outra sem se mexer? Péssima idéia. Alterações frequentes no ritmo dos treinos diminuem os benefícios de qualquer programa de exercícios, aumentando bastante o risco de lesões. Defina uma rotina realista, que você consiga cumprir toda semana.
- Ignorar as mensagens do seu corpo
Às vezes a vontade de entrar em forma é tanta que ignoramos sintomas como tonturas, dores musculares fortes e mal-estar. Apesar de um pouco de dor nos músculos ser normal, o exagero só leva a lesões, que vão forçar intervalos de semanas ou até meses. Se sentir algum destes sintomas, diminua o ritmo e procure orientação médica.
- Se exercitar em jejum ou com o estômago cheio
Para começar, treinar em jejum aumenta o risco de uma hipoglicemia e não ajuda nada a emagrecer, ao contrário, faz com que o corpo queime massa magra em vez de gorduras. Já se exercitar de estômago cheio pode levar a enjôo, náuseas e mal-estar, além de atrapalhar bastante tanto a digestão quanto a prática dos exercícios. Espere pelo menos 2h depois de comer uma refeição completa para começar o treino.
- Cuidado com as costas
A postura correta quando for fazer o Pulley é manter a coluna reta, olhe para frente e não para baixo ou para cima. Mantenha a cabeça no prolongamento da coluna. Na puxada para baixo os cotovelos devem estar embaixo da barra, e não para trás.
- Cuidado com os braços
Quando for fazer o tríceps apoiada no banco não deixe a perna distendida. Mantenha-as flexionadas. Não abra os cotovelos atrás. Desça o tronco até os cotovelos atingirem a altura dos ombros. O quadril deve estar próximo do banco.
- Cuidado com o peitoral
Ao fazer o supino, apóie os pés no banco evitando tirar as costas do mesmo. Não estenda completamente os braços na subida. Novamente a cabeça deve estar no prolongamento da coluna.
- Cuidado com o abdômen
Na repetição de abdominais, mantenha os pés próximos ao quadril e as costas apoiadas no chão. Suba e desça contraindo a musculatura abdominal. Mantenha a cabeça no prolongamento da coluna, olhando para a frente na diagonal. Assim, você previne dores nas costas e no pescoço.
- Cuidado ao fazer spinning
Ajuste bem a altura do banco e o guidão. Seus joelhos nunca devem ultrapassar os seus pés na hora de pedalar.
Quem nunca cometei alguns desses erros que atire a primeira pedra? Às vezes na busca de resultado rápido acabamos exagerando.
Beijos.
É verdade, tem gente que leva malhação na brincadeira, mas, precisa-se ter muito cuidado com tudo, sobretudo com os exercicios, observar se estão sendo feitos corretamente para não haver complicações futuras, tanto musculares quanto de cartilagem e juntas!
XOXO
http://letmebeweird.wordpress.com/
https://www.facebook.com/pages/Let-me-be-WEIRD/161999200652920?fref=ts
Assino embaixo, vejo muitas pessoas que em busca de resultado rápido passa por cima de tudo, até do que o instrutor diz e acaba conseguindo efeito contrário ou ganhando lesões.
Beijos
Dicas legais!!!
Vou ficar esperando a sua visita no meu espaço!
Beijos da nane balda
http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/
Obrigada, flor.
Beijos e sucesso!
Eii, ultimamente comecei a prestar mais atençao nesses errinhos também.
é tao melhor fazer do jeito certo e nao custa nada! malhar de barriga vazia eu nunca fui louca de fazer porque certamente desmaiaria HAHAHAHA
Beijao,
http://www.demodaemmoda.com
Geralmente pensamos que não irá acontecer com a gente, por isso sempre bom ter cuidado. Eu também sou assim, tenho que comer algo antes de malhar, senão fixo sem forças e desmaio.
Beijos
Adorei as dicas, sem falar que eu estava fazendo a parte do supino totalmente errada. ´É sempre bom ter dicas assim para poder nos ajudar.
Que bom que gostou. Beijos 😉
Adorei as dicas!!
Eu ainda preciso respeitar um pouco mais meu corpo!
Tem dias que ele fala não da pra malhar, mas eu amo e fico com a consciência pesada e
acabo indo ;(((
Beijinhos, Rê
http://www.garotas-urbanas.com
Cuidado, flor, “escuta” um pouquinho seu corpo, não queremos você dodói.
Beijos