Meu PET sente calor

Olá Apaixonada!

No Brasil inteiro, estamos passando por uma fase de estiagem, vivendo dias de extremas temperaturas, um calorão de matar papai!! E hoje venho compartilhar com vocês um tema bem curioso: cachorro sente calor? Eles precisam se refrescar como a gente?

Ontem me deparei com uma cena muito cômica, estava eu estacionando o carro no shopping, no centro de Santo André/SP – cidade onde moro –  e com esse calorão (termômetro marcando 34º) meus vidros estavam todos abaixados (vale citar que eu não tenho o hábito de andar com os vidros abaixados, principalmente em São Paulo, já devem saber porque né! rs) pois meu fonfon é preto com vidros filmados e não tem ar condicionado (juro que um dia terei uma caranga com um mega blaster ar condicionado ahaha) e ao meu lado estacionava uma senhora com um fonfon que também não tinha ar condicionado e por isso os vidros também estavam abaixados e eis que vejo a cena; olhei fascinada o cãozinho dela no banco do passageiro com o focinho bem em frente ao ventilador do painel do carro, piscando os olhinhos e balançando as orelhinhas, um charme, lindoo! E aí quando a senhora desligou o carro e o ar parou de funcionar o peludinho olhou pra ela com um olhinho bravo e latiu algumas vezes… e eu dei uma gargalhada e fiquei a imaginar o que ele tava pensando, seria mais ou menos: “ – Ôh minha querida, liga isso aê de novo pelo amoorr né! Tá muito calor e o ventinho tava tão bão!” ahahaha

Imagem

E pensando nisso, pesquisei na internet sobre o assunto e encontrei algumas informações de que os cães sentem muito calor, assim como nós, e você sabia que existem algumas raças que sofrem demais com essa estação, o verão?

O verão é uma época do ano deliciosa, tempo de férias, pelo menos férias escolares é certeza … e nesse período você tem motivos de sobra para ir à praia, piscina, tomar banho de mangueira, saborear um delicioso sorvete, relaxar debaixo das árvores. Todavia, o calor chega para tirar muita gente do sério.

No verão, pelo menos para mim, sofro demais com esse calorão, meus pés e pernas ficam inchados, minha pressão cai, fico suando, não tenho vontade de comer (isso é bom né! rs) os pernilongos me maltratam, dormir é o Apocalipse e por aí vai. Se eu já sofro com esses problemas, imagine o peludinho.

Imagem

A maioria dos cãezinhos tem um pelo danado, tá certo que este pelo ajuda a aquecê-lo no inverno, mas que no verão dificulta o esfriamento do corpo, isso é fato. Porém, não é somente isso que faz diferença. Isso porque os cães não transpiram como a gente, mas eles se refrescam pela respiração. Por isso, aqueles que têm o focinho mais curto, são também mais agredidos pela alta temperatura.

Então, fique atenta ao seu pet e mantenha seu fofuxo em uma região mais arejada e ventilada, principalmente nos dias mais quentes e não faça exercícios nestes dias, levar seu parceiro para caminhar no asfalto ardente é uma derrota, porque você está calçada, mas ele não, as patinhas sofrem com a ardência do asfalto, muitas chegam a queimar (ai que dó!!) e saiba que os cachorros transpiram pelo espaço entre os dedos das patas. Faça tosas regulares e garanta a hidratação plena com água fresca em abundância. Seu fofinho agradece =)

Veja abaixo algumas raças que mais sofrem com a estação:

Buldogue Inglês

Com a seleção de determinadas características, esses cães se tornaram mais baixos, menos ágeis e menos adaptados ao calor. O Buldogue é raça mais freqüentemente acometida pelo chamado “heat stroke” – síndrome de superaquecimento corpóreo que muitas vezes leva o animal à morte.

 BULDOGUE INGLÊS

Pug

Ele sempre foi utilizado como cão de companhia. A raça é de origem chinesa, possui as mesmas dificuldades ocasionadas pela quase ausência do focinho, além de uma propensão importante à obesidade, o que também pode ser perigoso, na medida em que dificulta o resfriamento do corpo do animal.

 PUG

Pequinês

O focinho reduzido e a pelagem longa fazem o Pequinês um cachorro que pode sofrer mais durante o verão. A raça é de origem chinesa, existente há mais de 2.000 anos é, assim como o Pug, um bom cão de companhia. No entanto, desde a década de 80, esta raça tem se tornado menos popular no Brasil.

 PEQUINÊS

Boxer

O Boxer é um cachorro de origem alemã que, apesar do físico atlético, está não só predisposto a alterações respiratórias, mas também a doenças cardíacas – fatores que, somados, podem levar o cão a uma síncope durante o exercício físico muito intenso.

 BOXER

Shih Tzu

No caso do Shih Tzu, é a pelagem que pode ser um diferencial para a manutenção da temperatura corpórea. Existem padrões de tosa mais curta que são uma boa opção e podem favorecer os exemplares dessa raça durante o verão.

 SHIH TZU

Staffordshire Bull Terrier

O Staffordshire Bull Terrier é produto do cruzamento entre Buldogue e outros Terriers Ingleses, motivo pelo qual é também raça predisposta ao superaquecimento.

 STAFFORDSHIRE BULL TERRIER

São Bernardo e o Bernese Mountain Dog

Raças de pelo longo e denso, como o São Bernardo e o Bernese foram adaptados ao frio dos Alpes Suíços e, por isso, necessitam atenção especial em períodos de calor intenso. Devido ao subpelo espesso, a tosa confere grande alívio para as duas raças. Por isso, o recomendado durante o verão é mantê-los em ambiente fresco e evitar passeios longos ou atividades extenuantes sob o sol.

SÃO BERNARDO BERNESE MOUNTAIN DOGInspiração/fonte: http://www.linkanimal.com.br
Imagens: Internet / Google

Bem, não sei dizer se o mesmo ocorre para outros animais, como gatos, mas acredito que sim. Decidi falar sobre cãezinhos porque gosto muito. Quando eu era solteira, morava com meus pais, sempre tive cachorrinhos, adoro!! Casei e meu amado poodle ficou na casa de minha Mamy, não tenho atualmente porque moro em apartamento, ou melhor, “apertamento” e não acho justo criar um animalzinho em um espaço tão pequeno, sendo que eu e meu marido saímos cedo e voltamos à noitinha e o piquerrucho ficaria sozinho quase o dia inteiro, assim não dá, mas isso é por enquanto, logo que eu comprar uma casa, pretendo ter um amiCão novamente.

Mas e você, me diga, também é apaixonada por esses bichinhos?!

Um beijo e até semana que vem.

Natimus

Anúncios

22 comentários sobre “Meu PET sente calor

  1. Eu tenho uma lhasa apso e nossa, como está dificil pra ela! Parece que andou bastante e está cansada, sabe?! De tanto que fica com a linguinha pra fora.. é tanto pelo que dá até dó! 😦

  2. Re…
    Rachei de rir agora imaginando a cena do doguinho com a carinha no ar kkkkkk. Mas ao mesmo tempo deu dó, porque tem feito um calor sobrenatural nos últimos dias.
    Olha, eu tenho um chow-chow, o Bravo Valentino. Ele é meu xodó, meu cãopanheiro a 5 anos. Em outubro ele teve dermatite, e precisei tosá-lo por completo. Ficou o “cão chupando manga” de tão feio. Mas se não tivesse feito isso, hoje ele estaria frito (literalmente). Agora os pelos estão maiores, mas mesmo assim ele sofre com o calor. Moro em casa e cultivo plantinhas (sou meio bruxa), adoro ervas. E com este calorão, preciso molhar de manhã e de tarde. E adivinha quem fica rodeando a mangueira pra ganhar gotinhas de água no focinho???? Kkkkk. Ele ADORA ficar passando entre os jatos d`água só pra se refrescar. Um sarro.
    Mas eu sou amante incondicional da natureza e de tudo que é vivo. Então vivo preocupada com o bem estar não só dos meus bichinhos, como os que vivem nas ruas. Então sempre deixo 2 vasilhas de água fresquinha no portão pra que os andarilhos de 4 patas possam matar a sede sempre.
    Adorei seu blog. Te seguindo.
    Aproveita pra ler a matéria da dermatite, assim vc conhece o Bravo Valentino. Procura lá na categoria “amigos de patas”.
    Bjs e bom fds!!!
    Sol

    • Oi Sol, tudo bom lindona!
      Ah que bom saber que vc adora as plantinhas, tbm sou apaixonada por flores, tenho poucas em meu apartamento, mas quando estou na chácara de minha mamy me divirto com a adversidade, adoro!!
      Tadinho do seu Bravo Valentino (que nome lindo) ainda bem que ele tem vc que o ama e cuidou direitinho da dermatite dele, vou ver sua matéria para conhecê-lo sim =D e é claro que o Bravo vai querer as gotinhas né! Espertão lindo!! Eles adoram borrifadas de água nesse calorão do agreste.
      Um beijo e obrigada pela visita.

  3. Eu tinha uma poodle e a coitada sofria muito nesse calorzão… Fico com dó do Joe, Shih Tzu, da minha irmã, ele deita com a barriguinha no chão para refrescar, por que ele tem muito pelo e tem o focinho bem pequeno, é um dó, ele bebe água toda hora.
    Adorei o post, amiga, o blog estava precisando de cultura e estou mega feliz por você estar aqui.

    Super beijo

    #tamojuntas #sucesso

    • Oi Bruna!
      Sim amiga dá uma dó de ver como queima as patinhas dos fofuxos, por isso temos que ter consciência que estamos calçados e eles não, e nesse calor do agreste sofre todo mundo, bichinhos e as plantas tbm.
      Um beijo e obrigada pela visita.

  4. Simplesmente adorei o seu post, e pensei (tadinho deles), e também fiquei imaginando os gatinhos que são todos peludos, nossa devem sofrer bastante.
    Post super informativo, amei!
    Beijos

    • Oi Marissa!
      Pois é menina, não só o cachorrinhos sofrem, com certeza os gatinhos também, haja vista que vira e mexe vejo alguns bichanos dos meus vizinhos, todo esticadinho no piso gelado, dessa maneira eles se refrescam um poquinho no piso frio 😉
      Um beijo e obrigada pela visita.

    • Oi Kelly!
      É verdade amiga, a gente se condói com o sofrimento dos fofuxos né! E vc faz muito bem em banhá-los sempre que possível, outra dica bacana é borrifar água neles, isso refresca e eles adoram 😉
      Um beijo e obrigada pela visita.

  5. Oi meninas.. adorei o blog e o post.. pois me identifiquei muito.. tenho dois cachorros viralatas que adotei, um tirei da rua e outro adotei numa feirinha de adoção. E como está MUITO calor sofro demais com esse tempo em relação a eles.. Eu penso, se nós já sentimos calor imagina eles que ainda tem pelo.. Enfim, sempre dou uma borrifada de agua neles, e coloco agua gelada.. Nao passeio com eles nos horarios de pico do sol, só se for bem de manhazinha ou a nooite ja.. Adorei as dicas!

    • Oi Rê!
      Que bacana seu ato de adotar um animalzinho, e pegar um da rua, acho lindo e muito digno =) !!
      E vc faz muito bem borrifar água neles, isso refresca e eles ficam felizes.
      Um beijo e obrigada pela visita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s