Uso do Pó Facial

Olá Apaixonada!

Hoje vim falar com você sobre o uso do pó facial. Como sou consultora de beleza e revendo os produtos da Natura, Avon, O Boticário e Eudora, vez ou outra eu compareço em eventos e palestras sobre cosméticos e também participo de cursos, disso e aquilo outro, então eu compilei algumas dicas interessantes sobre o tal do PÓ FACIAL (rs) que quase todo mundo usa, seja mulher ou homem, além de extrair uma pesquisa muito bacana sobre a história e o conceito (Num sei se você já reparou, mas eu adóóro história ahaha sou apaixonada pela história das coisas, do mundo, enfim, gosto de saber a origem das coisas…) Bora lá!!

 

CONCEITO: Um pó compacto é formado por micropartículas de minerais que preenchem as imperfeições da pele. Geralmente é utilizado após a sequência corretivo/base. Garante melhor fixação da maquiagem e evita o brilho excessivo da pele.

 

A História do PÓ FACIAL

“O pó facial já foi chamado de pó-de-arroz. E embora fosse aplicado à face com a intenção de deixar a mulher mais próxima ao padrão de beleza vigente na época, o seu uso seguia normas bem diferentes das atuais. Se antes a intenção era carregar nas camadas de pó para esconder a cor natural da pele, hoje o toque do pincel é sutil e tem como finalidade dar um melhor acabamento à maquiagem, valorizando a beleza natural da mulher.

Durante um longo período da história, as sociedades européias, e mesmo as asiáticas, valorizaram o rosto alvo das mulheres ou quase pálido, em contraposição à pele queimada de sol, exibida pelos camponeses. Ter pele de porcelana era sinal de status e as mulheres se empenhavam em aplicar generosas camadas de pó para deixá-las brancas como a neve.
Registros históricos apontam que, durante todo o período Heian, que vigorou do século IX ao XII no Japão, o padrão de beleza vigente tinha como modelo ideal a pele clara exibida pela elite imperial. Para conseguir tal efeito, as mulheres costumavam aplicar um pó encorpado, elaborado a partir da mistura da pasta de argila com a farinha de arroz. Muito provavelmente venha daí o nome pó-de-arroz.
 
Também existem relatos bastante remotos no uso de pastas cremosas elaboradas à base de leite de animais e pó de chumbo entre os egípciosgregos e romanos, com a finalidade de deixar a pele um tom mais claro do que o natural. Na Europa, aliás, esse padrão de beleza vigorou até o século XIX. Somente nos anos 20 essa obsessão deixou de existir.
A partir de então o pó facial mudou de tom e de atribuição ao deixar de empalidecer a pele. Mas ainda assim era aplicado em abundância pelas mulheres até os anos 1980. A evolução dos produtos e a diversidade observada nos tons das peles de brancas, negras e asiáticas, conferiram ao pó facial e ao pó compacto texturas mais leves e uma palheta de cores, do marrom ao bege claro, para que as mulheres possam escolher a cor do produto que mais se assemelha ao seu tom natural da pele.”
 
Fonte: Wikipédia
Qual a diferença entre PÓ FACIAL e PÓ COMPACTO?
A composição, a textura e o acabamento oferecidos pelo pó compacto ou facial são bem semelhantes. O compacto, como o próprio nome indica, apresenta o pó “prensado” na embalagem e é ideal para ser carregado na bolsa com a finalidade de retocar a maquiagem. Já o facial é apresentado solto. A aplicação pode ser feita com o uso da esponja, que geralmente acompanha o produto, ou com o auxílio de um pincel apropriado. Para um melhor acabamento, é importante retirar o excesso do pó com um pincel limpo.
 

ALGUMAS DICAS:

Cuidado com o excesso. Pó em excesso deixa a pele com um aspecto ressecado, o que dá um ar envelhecido.

Um pouco de creme hidratante facial é o suficiente para fazer tudo voltar ao normal. Outra opção é aplicar água termal ou pressionar uma toalha úmida sobre o rosto.

Itens que devem ser levado em conta na hora de escolher o pó ideal:

– Textura: Fina ou grossa
– Acabamento: Aveludado, Acetinado, Matte, Natural.
– Se o produto possui Filtro solar (nestas versões o pó tende a ser mais grosso)
– Versão mineral (indicado para peles sensíveis)

Para que serve? 

O pó tem como objetivo principal fazer o acabamento da pele, ou seja, deve ser utilizado após a base e o corretivo. O pó ajuda a fixar a maquiagem e o mais legal, retira o brilho da pele nas zonas que a pessoa tem acúmulo de oleosidade. Pode ser utilizado antes de um batom, para matificá-lo e também para retoques na maquiagem quando estamos fora de casa.

Como usar? Há duas formas de uso: pincel e esponja.

Esponja: faz com que a aplicação seja mais concentrada e que a cobertura seja maior. A esponja é utilizada com pós compactos.
Pincel: esta é a aplicação ideal! Com o pincel a aplicação é mais leve, desta forma nos dá mais segurança, pois é difícil pesar a mão com o pincel. Pode ser usado com o pó solto ou compacto.
 

Tipos de pó: Compacto e Solto

Compacto: este tipo de pó é o prensado. Ele é ótimo para ser levado na bolsa.
Solto: a embalagem é maior e o pó é literalmente solto. Deve ser aplicado com pincel de pó. Diferente do compacto, não é aconselhado ser levado na bolsa, se a embalagem abrir bye bye pó e será um estrago na sua bolsa.
 
Tipos de acabamento: Matte e Micronizado
Matte: o acabamento é aveludado e sem brilho. Este é o tipo de pó mais comum. Ideal para peles oleosas, porém pode ser usado por peles secas.
Micronizado: existem várias marcas que investiram em pós que dão um glow para a pele. Ele possui micropartículas iluminadoras, mas não chegam a ter tantas como um iluminador facial. Não aconselho o uso do micronizado em peles oleosas, pois o efeito pode ser o contrário do desejado.
 

Orientações básicas para os seguintes tipos de  pele:

Pele seca: na pele seca a aplicação deve ser feita apenas nos locais que aparecem focos de oleosidade ao decorrer do dia, normalmente a zona T do rosto. Visualizem melhor na imagem:
Oleosa: na pele oleosa aplicação pode ser feita levemente em todo o rosto.
Mistas: deve ser aplicado levemente nos locais que aparecem focos de oleosidade ao decorrer do dia.
 

Como escolher a cor ideal: 

Esse é o ponto chave de qualquer item de maquiagem voltado para a pele. O pó deve ser do tom exato da sua pele, nem mais claro nem mais escuro. Ele não é um acessório do seu rosto, mas sim uma correção.
Evite comprar pó pela internet, principalmente se você não sabe se a gama de cores disponíveis pela marca abrange a sua cor. Sempre tente comprar pós em locais que disponibilizam testes.
 
Mas se você é como eu que adora comprar pela internet, temos um programa online aliado, é o Simulador de Maquiagem Avon, este aplicativo permite utilizarmos a nossa própria foto e disponibiliza diversas combinações de make para face, olhos, lábios e unhas, sim unhas!! , Veja a publicação completa AQUI.
 
Na hora de testar um pó antes da compra, ele deve ser aplicado no rosto, nunca no braço, pulso, ou qualquer outro lugar! Normalmente a pele do rosto é em tom bem diferente do restante do rosto e o pó será comprado para aplicar no rosto, e não no dorso da mão, então por que testar na mão? Apliquem no rosto, analisem em um local de boa iluminação. 

Como aplicar o pó facial?

Para um acabamento ideal, é importante a aplicação mínima do produto. Comece pelo queixo e, em movimentos ascendentes, espalhe o pó facial em todo o rosto, garantindo assim um toque aveludado à pele. Atenção: mulheres mais maduras devem redobrar os cuidados, já que o uso exagerado do produto pode realçar rugas e sinais de expressão. Em peles muito ressecadas, o uso de pó não é recomendado.
 
E ai gostou? Tem mais dicas?
 
Um beijo carinhoso e muito sucesso para você.
refernandes

 

 

 

Sou a Rê, colaboradora do Apaixonada Por Pijama, proprietária da loja virtual Natimus Beauty e do BLOG Natimus Beauty, para você que chegou agora e ainda não me conhece, clique AQUI e saiba um pouquinho mais sobre mim. 
 
 
Anúncios

14 comentários sobre “Uso do Pó Facial

  1. Eu sou APAIXONADA por essa belezura !!! Não vivo sem jamais! minha pele é muito oleosa e na hora da make ou mesmo pra ir ali na esquina, eu tenho que usar um pouco de pó! Muita gente fala que ai deixa a pele pesada que não sei o que… basta saber usar!! É como vc disse, em excesso o aspecto fica muito feio mesmo. A minha dica é SEMPRE esfumar bem com o pincel mais fofo que vc tiver! O pó ajuda a segurar a make! Dá acabamento então tem que usar sem dó! hehe até rimou!
    beeeeeeeejo
    http://beautystopblog.wordpress.com/

    • Oi Bruninha!!
      Vc disse tudo amiga, o pós é essencial pra uma ótima make e eu amoo pó, muitas vezes na correria só uso meu pó matte que adóóro e já tô linda, pele sem oleosidadee com um tom glamouroso =)
      Beijão e bom fds.

    • Oi Aline, tudo bem lindinha?
      Ah que bom que gostou =) eu tbm amoo pó, muitas vezes na correria só passo um pó matte e já tô linda, pq passar base e etc tem que ter mais tempo e o pó j´me deixa com a pele bonita e sem oleosidade.
      um beijo e bom fds.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s