ÁGUA: A Escassez na Abundância

A água é o recurso natural mais abundante do planeta. De maneira quase onipresente, ela está no dia a dia dos 7 bilhões de pessoas que habitam o planeta.

falta de água apaixonada por pijama 1

Além de matar a sede, a água está nos alimentos, nas roupas, nos carros e no livro que está lendo, no seu computador onde lê esse post, pois é, saiba também que muita água foi usada na fabricação do aparelho. Mas o recurso mais fundamental para a sobrevivência dos seres humanos enfrenta uma crise de abastecimento. Estima-se que cerca de 40% da população global viva hoje sob a situação de estresse hídrico, esse dado é de 2012, com a situação atual esse índice deve ser bem maior. Essas pessoas habitam regiões onde a oferta anual é inferior a 1 700 metros cúbicos de água por habitante, limite mínimo considerado seguro pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse caso, a falta de água é frequente — e, para piorar, a perspectiva para o futuro é de maior escassez. De acordo com estimativas do Instituto Internacional de Pesquisa de Política Alimentar, com sede em Washington, até 2050 um total de 4,8 bilhões de pessoas estará em situação de estresse hídrico. Além de problemas para o consumo humano, esse cenário, caso se confirme, colocará em xeque safras agrícolas e a produção industrial, uma vez que a água e o crescimento econômico caminham juntos. A seca que atingiu os Estados Unidos no último verão — a mais severa e mais longa dos últimos 25 anos — é uma espécie de prévia disso. A falta de chuvas engoliu 0,2 ponto do crescimento da economia americana no segundo trimestre deste ano.

A diminuição da água no mundo é constante e, muitas vezes, silenciosa. Seus ruídos tendem a ser percebidos apenas quando é tarde para agir. Das dez bacias hidrográficas mais densa- mente povoadas do mundo, grupo que compreende os arredores de rios como o indiano Ganges e o chinês Yang-tsé, cinco já são exploradas acima dos níveis considerados sustentáveis. Se nada mudar nas próximas décadas, cerca de 45% de toda a riqueza global será produzida em regiões sujeitas ao estresse hídrico.

agua-escassez-na-abundancia-popup1

Em muitos países em desenvolvimento e pobres, a situação é mais dramática. Falta acesso a água potável e saneamento para a esmagadora maioria dos cidadãos. Só o tempo perdido por uma pessoa para conseguir água de mínima qualidade pode chegar a 2 horas por dia em várias partes da África. Pela maior suscetibilidade a doenças, como a diarreia, quem vive nessas condições costuma ser menos produtivo. Essas mazelas já são assustadoras do ponto de vista social, mas elas têm implicações igualmente graves para a economia.

falta de água apaixonada por pijama 2

Desde a década de 90, a extração de água para consumo nos centros urbanos do Brasil aumentou 25%, percentual que é o dobro do avanço do PIB per capita dos brasileiros no mesmo período. Quanto maior é a renda de uma pessoa, mais ela tende a consumir e maior é seu gasto de água. Isso é o que se convencionou chamar de pegada hídrica, a medida da quantidade de água utilizada na fabricação de tudo o que a humanidade consome — de alimentos a roupas.

Não sei se você chegou até aqui, sei que o post está longo, mas é um assunto sério!

Você se lembra daquela história de que no futuro a água faltaria? Pois é, esse futuro infelizmente virou presente. A nascente do Rio São Francisco já está em alerta, pois não está minando água suficiente. Quem diria, um rio que já chegou a imundar rodovias e abastecer cidades, está prestes a ter um fim.

A maioria das cidades de Minas já decretaram estado de emergência, em minha cidade foi pior, pois uma pessoa estava roubando água do reservatório que nos abastece.

Peço a todos, vamos fazer o máximo para poder ECONOMIZAR A ÁGUA, enquanto as chuvas não vêem. Pode parecer careta, clichê, idiota, ou que seja, mas ÁGUA É QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA!

  • NÃO LAVE O CARRO com mangueira e sim com balde (sei de uma solução que você usa 1 copo de água, se der certo ensinarei a vocês).

  • NÃO LAVE O PASSEIO, apenas o limpe com vassoura, e jogue a água da roupa que lavou.

  • FECHE A TORNEIRA enquanto escova os dentes e enquanto se ensaboa no banho

  • SE FIZER XIXI, NÃO DÊ DESCARGA TODA HORA, e se for tomar banho, deixe para fazer lá.

Com essas medidas simples economizamos vários litros de água, e denuncie seu vizinho que esteja esbanjando.

falta de água apaixonada por pijama 3

Obrigada pela atenção!

nessa

Anúncios

2 comentários sobre “ÁGUA: A Escassez na Abundância

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s