O QUE É COLETOR MENSTRUAL? COMO USAR?

Vi esse post no Blog E, aí beleza? da Kah, feito pela colaboradora Gleici Duarte e achei super interessante e quis compartilhar com vocês. Segue na integra.

Oi, suas lindas!

Antes de tudo, quero pedir CALMA hahaha. Olha, eu mesma há um certo tempo, acharia esse post a coisa mais surreal, imoral e anti-higiênica da face da terra. Por quê? Ah, pelos simples fato de que falar sobre menstruação é um tabu.

Nós, mulheres, crescemos ouvindo coisas horríveis sobre nosso período menstrual, né? Necessariamente associamos a coisas ruins, sensação de desconforto, sujeira e outras coisas. Então, minha amiga, hoje vamos falar sobre isso e tentar construir um diálogo sobre esse tabu e escolhas a respeito dele, e é aí que o coletor entra.

Menstruação não é nada mais nada menos do que uma camada de uma membrana chamada endométrio no nosso útero. Quando não há fecundação e estimulação hormonal, essa camada vai embora, ou seja, os pequenos vasos ali e parte das células descamam. Não quero usar termos técnicos, então resumindo, você sangra pra renovar essa camada.

Esse sangramento faz parte do seu corpo. Não é algo sujo, não é algo imoral, não é uma praga. É seu corpo respondendo mensalmente que está tudo bem e que você é uma mulher normal, ok? Claro, não vou entrar em detalhes de problemas fisiológicos ou patológicos, mas a regra é válida pra enorme maioria.

Dito isso, preciso argumentar quanto ao odor da menstruação, afinal, é uma das coisas que mais nos incomoda. O sangue fica com mal cheiro porque ele sai do nosso corpo, entra em contato com ar, inicia o processo de coagulação, mas até aí, é um odor normal de sangue. A coisa piora, minha querida, quando ele entra em contato com um absorvente cheio de substâncias e com um perfuminho fedidíssimo e ainda fica ali, em contato com sua pele, friccionando, numa temperatura morna e praticamente fazendo a festa pra bactérias se não trocarmos com frequência.

Pooooxa, Gleici! Cê tá falando que aquele cheiro horrível é do absorvente? Sim, tô sim! HAHAH notem que o absorvente interno acaba saindo com um cheiro menos intenso. O problema dele (do interno) é que, se não colocado de forma correta, além de absorver xixi e colocá-lo em contato com nossa proteção natural dentro da vagina, ele também absorve muco, bactérias e fungos que são nossos amiguinhos e nos protegem de forma harmônica e muito bem pensada.

E gatas, meu maior conselho pra finalizar essa introdução? Se aceitem. Questionem tudo de ruim que ouvimos a vida toda sobre o nosso corpo: pêlos, sangue, comportamento. Somos mulheres, somos capazes de fazermos nossas próprias escolhas. Eu escolhi não interferir no meu corpo e menstruar, e nunca fui tão feliz comigo mesma.

IMG_2073

Vamos falar do coletor ❤ HAHAHAH Ele é até simpático de olhar, poxa. O meu é da marca InCiclo, mas existem diversas marcas como o Meluna e outros.

O que o fabricante diz?

O InCiclo é a solução que oferece liberdade para todas as mulheres durante o período menstrual. Funciona como um coletor reutilizável que substitui o uso de absorventes. Oferece praticidade, conforto, economia, além de ser uma escolha sustentável. O InCiclo é flexível e se adapta perfeitamente ao corpo, o que faz com que você esqueça que está usando!

É perfeito para todas as atividades (inclusive yoga, ciclismo, acrobacia, natação, ginástica, corrida e mergulho). Você também poderá dormir com o InCiclo. O InCiclo é simples de usar, ele é inserido na vagina e simplesmente coleta o fluxo. Pode ser usado por até 12 horas! Depois é só retirar, lavar e usar novamente.

anatomia

Como o InCiclo fica em posição mais baixa que um absorvente interno, facilita a remoção sem sujeira. Você não terá contato com o sangue e se inserido corretamente, não vaza. Produzido 100% em silicone medicinal, não interfere na umidade natural da vagina e é hipoalergênico, não contém substâncias químicas, ao contrário dos absorventes comuns. O uso do InCiclo também ajuda a diminuir o risco de infecções.

coletor-menstrual

A questão higiênica é outro fator a ser considerado: como não há proliferação de bactérias enquanto o sangue não entra em contato com o ar, ele não exala odores. O InCiclo também pode ser usado por mulheres com fluxo muito intenso, o que vai mudar é apenas o intervalo da higiene. Não é necessário retirá-lo para urinar ou evacuar. Além disso, o InCiclo é econômico e ecológico, já que você adquiri um, usa por vários anos e não precisa mais comprar absorventes descartáveis.

InCiclo é mais saudável para você, para o seu bolso e para o planeta!

IMG_2065

Minha experiência (narrada de forma engraçada de propósito):

Usei duas vezes desde que comprei: a primeira com fluxo baixo e a segunda com fluxo intenso. Foi a primeira vez na minha vida que fiquei feliz em menstrual (lê-se feliz, aliviada/feliz aconteceu já HAHAHAH) afinal eu iria usar meu querido coletor pela primeira vez. Dobrei o bonito, introduzi e fiquei andando, sentando e rebolando pela casa pra ver se sentia algum desconforto. Ok, ragatanga feita, começou o medo dele vazar e tudo mais. Claro que coloquei um absorvente externo só pra garantir, ainda mais quando saí pra rua HAHAAH. O medo de acontecer alguma coisa é uma nóia inexplicável, aliás, explicável sim: a gente acha que menstrua MUITO mais do que acontece na verdade.

Eu checava de 4 em 4 horas morrendo de medo de ter alguma coisa, daí quando eu olhava, só 1/4 do copo estava preenchido. Ia lá, tirava o excesso, introduzia novamente, e começava a nóia de novo HAHAHAH mas isso vai melhorando com o passar dos dias. Olha, quando você o tira, ele não suja de forma alguma você por fora, digo, na região vaginal mesmo, afinal, todo sangue tá dentro dele, e não tem coágulo de sangue ou cordinha de absorvente que nos aterrozava mais, tá?

No segundo mês, o fluxo foi mais intenso. Eu fiquei de cara com a capacidade dele coletar tudo e não permitir nenhum vazamento. Eu ficava um pouco preocupada quando ia dormir com medo de sair alguma coisa, mas o modelo anatômico e adaptável cerca toda nosso canal vaginal. É bem tranquilo 😀

dhvm4e9ymoco2dvz3n9u

Gente, só uma observação: O canal da vagina e canal da uretra são indepententes, tá? HAHAHAH

Eu introduzo o meu até o cabinho ficar um pouquinho pra fora, ou seja, não pode colocar muito fundo pra evitar que dê alguma pressão e você não consiga retirar com facilidade. Coloco, dou uma giradinha pra garantir que a borda tá regular e pronto. Lavo o meu todos os dias de uso durante o banho. O fabricante não recomenda ficar com ele por mais de 12 h seguidas, então fica esperta. Quando o período acaba, eu lavo com sabão neutro, guardo no saquinho e pronto, só mês que vem.

Você não sente o fluxo, você não se sente suja nem insegura. Não dá aquele gelo na espinha de sensação de escape, sabe? É sem dúvidas a opção mais confortável que existe.

IMG_2068

Um dos fatores que mais me fez pensar sobre o uso dele é a quantidade de lixo que a gente produz. Um absorvente pode demorar até 100 anos pra se decompor. Conta comigo: Três absorventes por dia, por 5 dias = 15 absorventes por mês, ou seja, 180 por ano. Em 35 anos (tempo médio fértil), gastamos mais de 6.300 unidades na nossa vida. Uma. Montanha. De. Lixo. Pras. Gerações. Futuras. Não dá, gente. Se temos escolha, façamos a certa.

O coletor tem prazo indeterminado. Já vi alguns fabricantes falarem que ele dura  10 anos, mas conheci leitoras que usam por mais tempo.

Atenção gurias virgens! Consulte seu ginecologista antes de usar pois o coletor pode causar o rompimento do hímen. Mulheres que estão no pós parto também devem ser orientadas por um ginecologista.

Acho que falei tudo HAHAHAH Mas, se ficou alguma dúvida eu respondo muita coisa no vídeo abaixo:

Existe esse blog onde a moça já testou diversas marcas e modelos pelo mundo, acho bem válido pois, em geral, a ideia de todos é a mesma.

O produto custa R$79,00 na loja oficial da marca. vejam outros links úteis:

Achei super útil.

Beijos

nessa

 

Anúncios

22 comentários sobre “O QUE É COLETOR MENSTRUAL? COMO USAR?

  1. Van, adorei o post.
    Há alguns dias uma amiga fez o tcc sobre veganismo e citou este coletor. Eu sou completamente noiada, mas ver alguém que é igual e usou me dá até um animo pra tentar, principalmente pela questão ambiental.

    Depois te conto se testar.
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s